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Como construir uma estratégia de SEO eficiente?

Como construir uma estratégia de SEO eficiente?

Como construir uma estratégia de SEO eficiente?

A estratégia de SEO — Search Engine Optimization — é um dos fatores que mais influenciam o planejamento de marketing digital de uma empresa. O SEO consiste em melhorar o posicionamento do site nos mecanismos de busca de acordo com palavras-chave que sejam relevantes para o negócio. O objetivo é que o site esteja bem posicionado nos resultados orgânicos dos buscadores e, dessa forma, aumente o número de visitantes.

Desenvolver e executar uma estratégia de SEO bem estruturada permite que a empresa ganhe visibilidade na web e melhore o tráfego do site. É fundamental que esse cuidado esteja presente desde o início para evitar a necessidade de realizar muitas mudanças no site e estratégias, aumentando os custos de execução.

Para criar uma estratégia de SEO mais assertiva é necessário levar diversos fatores em consideração. Separamos os elementos mais importantes para a construção de uma estratégia eficaz. Confira!

Análise e planejamento das palavras-chave

Para iniciar as ações de SEO do site será necessário definir quais palavras-chave irão nortear as táticas desenvolvidas. É possível utilizar ferramentas pagas ou gratuitas para ajudar nesta etapa, como o Keywordplanner do Google, sendo que é fundamental englobar todo o cenário de atuação da empresa, como os principais produtos e serviços.

Destaca-se também a necessidade de variar os termos trabalhados, sendo comum dividir em três categorias: head tail, middle tail e long tail. Vamos entender melhor com um exemplo:

  • Camisa: palavra-chave head tail, expõe um dos principais produtos da empresa. Possui um alto volume de buscas, entretanto, baixas conversões;
  • Camisa masculina: palavra-chave middle tail, define um pouco melhor o que o usuário busca. Possui buscas médias e mais chances de conversão;
  • Camisa masculina preta: palavra-chave long tail, bem específica e mais fácil de posicionar do que os termos mais genéricos. Possui um volume de buscas menor, mas melhores chances de conversão.

As palavras-chave irão se fortalecer mutuamente conforme utilizadas corretamente nos conteúdos, sendo que devem ser inseridas naturalmente durante o texto, sem excesso e sem causar estranhamento para o leitor. A escolha das palavras-chave também deve estar alinhada com o público-alvo definido e com os objetivos da empresa ao desenvolver as estratégias de SEO.

On-Page e qualidade do site

O cuidado com On-page e qualidade do site deve estar presente desde o início, pois um site ruim terá dificuldades de posicionamento. Alguns fatores são essenciais:

Site mobile

Atualmente, o Google tem considerado como um fator de posicionamento o site ser mobile ou não, motivado, principalmente, pelo aumento das buscas em dispositivos móveis. A importância é tanta que muitos desenvolvedores têm iniciado o site pela capacidade responsiva, no chamado mobile first.

Velocidade de carregamento

O tempo de carregamento do site e das páginas internas também influencia no posicionamento nos mecanismos de busca. Ferramentas como o Pagespeed Insights ajudam a identificar os pontos de oportunidade e corrigir erros.

Heading tags

As heading tags são elementos que ajudam o Google e os usuários a identificarem o tema abordado na página. Deve-se usar, em toda a página, o H1, que é o foco da página, e deve ser usado apenas uma vez e conter a palavra-chave. O H2 e o H3 também devem ser usados, mas podem ser usados mais de uma vez no conteúdo.

Título e descrição

O título da página deve conter a palavra-chave e resumir o que é abordado. A descrição é um fator que não influencia no posicionamento, mas é uma forma de atrair a atenção do usuário.

Planejamento do conteúdo

O conteúdo desenvolvido deve seguir um planejamento estratégico, considerando os objetivos da estratégia de SEO. Por exemplo, caso tenha interesse em posicionar uma determinada página mais rápido, devem ser criados conteúdos que linkem para essa página e que tenham informações que fortaleçam a palavra-chave da página.

A estratégia de marketing de conteúdo desenvolvida deve incluir quais as palavras-chave devem ser trabalhadas, os temas abordados e a ordem de publicação desses conteúdos. A qualidade também é fundamental para os mecanismos de busca, portanto, faça um texto relevante, que atenda às expectativas geradas no título e na descrição, com imagens otimizadas e conteúdo objetivo e natural.

Links internos e link building

Os links internos são muito importantes para construir relevância para as palavras-chave. Com esse recurso, é possível direcionar para uma determinada página a relevância de um termo específico, mas esse processo deve ser constantemente acompanhado pelo Web Analitycs. Por exemplo, se você tem uma página que está aumentando o tráfego para determinada palavra, é interessante incluir um link interno em outras publicações que direcionem para essa página.

Já o link building são os links externos que são construídos a partir do relacionamento com outros sites relevantes sobre o tema. Uma forma de avaliar a relevância do site antes de uma parceria é por meio do MOZ. É fundamental que esses links não sejam artificiais como, por exemplo, criar um link sobre marketing em um site sobre gastronomia. O Google identificará essa fragilidade e a estratégia não gerará retorno nessas condições.

Divulgação dos conteúdos

Ao ter um conteúdo com SEO e relevante, os mecanismos de busca avaliam o tráfego para a página para determinar se ela é interessante para buscas específicas, aumentando as chances de melhorar o posicionamento a partir do aumento do número de visitas.

Uma forma de aumentar o tráfego das postagens é por meio da divulgação nas mídias sociais, direcionando para o site um público qualificado, interessado no tema e interativo. Outra forma de realizar essa divulgação é por meio do e-mail marketing, outra estratégia de marketing digital que se torna cada vez mais usada.

Monitoramento de concorrentes

O monitoramento de concorrentes não é, necessariamente, uma estratégia de SEO, entretanto, é um recurso extremamente útil para empresas que desejam aprimorar as próprias estratégias e desenvolver melhores possibilidades de crescimento. Com o monitoramento dos concorrentes é possível identificar oportunidades para melhorar o desempenho, como novas palavras-chave, novos temas a serem abordados e recursos que podem ser incorporados como referência e aprimoramento.

Uma ferramenta que permite esse tipo de acompanhamento é o SemRush, que possui algumas funcionalidades gratuitas e outras pagas. A qualidade dos concorrentes influenciará diretamente no tempo que levará para melhorar o posicionamento de determinados termos e, portanto, não pode ser ignorada.

Mensuração de tráfego

Por fim, o sucesso do desenvolvimento das estratégias de SEO dependerá da qualidade da mensuração dos resultados, considerando, principalmente, o tráfego do site e das páginas de conteúdo. É a partir dessa métrica que será possível identificar se o trabalho de SEO, em conjunto com a produção de conteúdo, está convertendo em visitas para essas páginas. A principal ferramenta utilizada para acompanhar esses números é o Google Analitycs.

É fundamental também acompanhar como está o posicionamento das páginas nos mecanismos de busca, utilizando, por exemplo, o GShift. A partir dessa métrica será possível identificar se as estratégias estão funcionando, quais palavras-chave devem receber mais atenção e quais já estão bem posicionadas e podem ajudar a melhorar o desempenho de outros termos.

O desenvolvimento e execução da estratégia de SEO dependerão do segmento de atuação, do tamanho da empresa, do investimento em marketing digital, dentre outros fatores. Entretanto, todas as áreas podem se beneficiar desses novos recursos quando executados com eficiência!

Quer saber mais sobre como melhorar o SEO da sua empresa? Deixe um comentário com a sua sugestão!