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Entenda o que é SEO e como pode ajudar sua empresa

Entenda o que é SEO e como pode ajudar sua empresa

Entenda o que é SEO e como pode ajudar sua empresa

Posicionamento nos mecanismos de busca, como o Google, ainda são uma incógnita para muitas empresas. Como se destacar? Como estar entre os primeiros resultados da lista? A resposta está no SEO — Search Engine Optimization, ou otimizador de mecanismo de busca. Mas o você sabe o que é SEO? E como ele pode te ajudar a alavancar sua estratégia de marketing digital?

O que é SEO

SEO é um conjunto de técnicas que visam a tornar seu site mais atrativo para os mecanismos de busca, fazendo com que os algoritmos o selecionem como relevante para as pesquisas dos internautas. Essas técnicas estão baseadas na escolha das palavras-chave certas, isto é, aquelas que seus clientes buscam na internet quando precisam do seu produto ou serviço.

Como funcionam os algoritmos do Google

Quando se fala em buscador de internet, é quase impossível não pensarmos no Google, justamente porque ele é o maior de todos. Por isso mesmo, explicaremos resumidamente como ele funciona. Os demais buscadores, como Bing e Yahoo, têm processos muito parecidos.

Quando um internauta lança uma pesquisa, como “férias em Natal”, os algoritmos do Google fazem uma varredura em todo o seu banco de dados e apresentam, em segundos, os resultados mais relevantes para essas palavras-chave.

São considerados relevantes os sites que têm as palavras-chave exatas que foram buscadas ou palavras-chave próximas, conteúdo amplo e de qualidade e boas recomendações, ou seja, links de outras páginas para a sua.

Quais as vantagens do SEO para sua empresa

Agora que você já sabe o que é SEO e entendeu como funcionam os algoritmos do Google, vamos ao que interessa. Por que você deve investir em SEO?

  • Posicionamento: com SEO, você melhora o posicionamento do seu site nos mecanismos de busca, aumentando as chances de ser encontrado.
  • Maior tráfego: quem está nos primeiros resultados do Google recebe mais cliques, portanto, mais visitantes no site.
  • Mais conversões: com o tráfego acelerado no site, o número de conversões tende a aumentar.
  • Leads mais qualificados: com as palavras-chave certas, você atrai leads que estão verdadeiramente à procura dos seus produtos e serviços, reduzindo seus esforços de vendas.
  • Reputação: à medida que as pessoas conhecem seu site e passam a interagir com a sua empresa, você constrói relacionamentos que ajudam a melhorar sua reputação na internet e, com isso, aumentar suas oportunidades de negócios.

As melhores práticas de SEO para sua empresa

SEO é uma forma de construir e dar visibilidade à sua marca na internet sem precisar investir pesado em publicidade paga. É por isso que a melhor prática de SEO que você pode desenvolver desde já é a produção e compartilhamento de conteúdo rico, útil e de qualidade, que ajude seus clientes e potenciais clientes a tomarem decisões mais acertadas no momento da compra.

Feito isso, atente-se para estas melhores práticas:

  • Tenha um site responsivo: responsividade é palavra de ordem no SEO, pois o Google dá preferência aos sites que se adequam a qualquer tamanho de tela.
  • Invista na navegabilidade do seu site: quanto mais ágil for o carregamento das páginas, mais pessoas se envolverão com sua empresa.
  • Defina as palavras-chave do seu negócio: quais palavras definem seus produtos e serviços e são buscadas constantemente pelos seus clientes na internet?
  • Crie conteúdo em torno dessas palavras-chave: definidas as palavras-chave, crie blog posts, e-books, whitepapers, webinars e outros conteúdos que envolvam essas palavras, a fim de atrair os internautas para o seu site.
  • Otimize o código HTML: o código HTML do seu site também pode ser otimizado para os mecanismos de busca, portanto, faça a otimização on page.
  • Conquiste links externos: links de outros sites para o seu funcionam como recomendações: conquiste o respeito de outros profissionais e empresas do mercado e obtenha links externos para os seus conteúdos.

Entender o que é SEO e como ele pode beneficiar sua empresa pode demorar um pouco, mas certamente vai trazer ótimos resultados depois de você passar a aplicar por completo o conceito.

Ficou com dúvidas? Tem algo a dizer sobre esse assunto? O espaço de comentários é exatamente para isso: comente, compartilhe seu conhecimento, participe!