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As 11 estratégias de Inbound Marketing mais eficazes de se implementar

As 11 estratégias de Inbound Marketing mais eficazes de se implementar

As 11 estratégias de Inbound Marketing mais eficazes de se implementar

O inbound marketing envolve qualquer técnica capaz de conquistar o interesse das pessoas sem ser invasivo. O motor dessa metodologia é a produção e compartilhamento de conteúdo relevante para um público-alvo específico. O objetivo é atrair, engajar, converter, fechar e fidelizar clientes. Tamanha abrangência na definição permite que inúmeras estratégias possam ser aplicadas para cumprir esses requisitos.

Diante disso, preparamos uma lista completa com 11 técnicas eficazes para colocar o inbound marketing em prática. Continue acompanhando!

1. Posts em blogs

Para desenvolver uma estratégia de inbound marketing, não há lugar melhor do que o blog. Logo, nada mais natural do que publicar posts para despertar o interesse no público e gerar mais tráfego. Esses conteúdos devem levar a uma informação desejada por suas personas. Em outras palavras, deve ser útil, resolver um problema, uma curiosidade ou entreter o leitor com aquela mensagem.

A linguagem e o tamanho dos textos devem seguir o perfil das suas personas. Ele pode tanto ser pequeno (pelo menos 500 palavras) e descontraído, mas ajudar o público a resolver uma dúvida importante; como pode ser enorme (1.000, 2.000 ou 3.000 palavras) e dar um acabamento mais completo ao assunto com uma linguagem mais formal. O importante é falar a língua das pessoas interessadas em seu conteúdo e manter uma frequência diária ou semanal de publicação.

2. Infográficos

Os infográficos compilam dados e conceitos em artes que ajudam a levar um conhecimento de forma mais lúdica para o público. É um recurso com um apelo visual maior, já que trabalha com gráficos, fotos, desenhos e outros elementos visuais que os tornam mais dinâmicos e autoexplicativos do que os textos. Outra vantagem é que esse formato é adaptável para telas que possam ler arquivos em pdf, por exemplo.

Você pode produzir seus próprios infográficos em programas tradicionais como o Corel Draw, Adobe Illustrator e Photoshop, ou utilizar alguns serviços disponíveis na internet, como Piktochart e Canva.

3. Vídeos e Webinars

Os vídeos são mais eficientes e dinâmicos do que textos e imagens. Os mais de 1 bilhão de usuários do YouTube pelo mundo não desmentem o sucesso que esse formato faz. No inbound marketing, você pode produzir vídeos de curta e média duração, como pequenos tutoriais, explicações de conceitos e entrevistas com personalidades do setor.

Outra opção são os webinars, que são como conferências realizadas online, normalmente mostrando um conceito sendo aplicado na prática. Esse formato pode ser colocado no ar pelo Hangouts do Google, Periscope ou pelo próprio Facebook.

Os dois formatos são interessantes para trabalhar com o público tanto no topo quanto no meio do funil de vendas.

4. E-books e Whitepapers

Esses dois tipos são muito usados para estimular a conversão. Os e-books são livros digitais que abordam um tema de modo mais aprofundado, como os conhecidos “guias completos sobre…” e normalmente têm entre 15 e 80 páginas. Já os whitepapers são menores que os e-books, geralmente com 5 páginas, e costumam ser usados para apresentar dados, cases e temas de forma resumida.

Ambas são consideradas iscas digitais eficientes, pois para o público elas agregam um valor que mereça a troca por informações pessoais e de contato.

5. Podcasts

Os materiais feitos exclusivamente em áudios ainda costumam fazer bastante sucesso. Provavelmente você já ouviu falar dos podcasts do B9 (Braincast, Mamilos, Anticast), do Nerdcast ou do Café Brasil, que estão entre os mais ouvidos no país. São gravações que podem variar de 10 minutos a 3 horas, mas que devem abordar assuntos relevantes para o público. Normalmente trazem debates, explicações ou tutoriais sobre determinados temas.

São formatos práticos tanto para gravar (já que podem ser feito por um celular, por exemplo) quanto para ouvir (enquanto o público dirige, corre, caminha, trabalha, lava a louça, etc.).

6. Guest posts

Guest posts são publicações feitas em blogs com os quais sua empresa fecha uma parceria. Geralmente são sites dentro da mesma área de atuação, mas sem que necessariamente sejam concorrentes diretos. Esses posts abordam temas relevantes para os públicos de ambos os blogs. O anfitrião cede o espaço e o visitante pode divulgar o seu conteúdo e ainda inserir links que redirecionem para o seu site.

Essa prática ajuda bastante um blog a ranquear melhor nos motores de busca, pois geram links externos com relevância e contexto para o seu próprio site.

7. Landing pages

As landing pages são páginas voltadas para a conversão. Essas páginas devem estimular o público a fazer a ação planejada por sua empresa, que pode ser o download um material rico (e-book, infográfico, whitepaper, webinar, etc.), a assinatura de uma newsletter ou a inscrição em um curso, por exemplo. Seu conteúdo é composto por um resumo do conteúdo da oferta e por um formulário o qual o visitante/lead/cliente deve preencher com seus dados de contato para ter acesso ao arquivo.

8. SEO

O SEO (Search Engine Optimization) é um dos pilares do inbound marketing. Suas técnicas são responsáveis por fazer seu blog ser encontrado mais facilmente nos buscadores (Google, Bing e outros). O objetivo é aumentar o tráfego do seu site organicamente.

O ponto-chave dessa estratégia é a pesquisa de palavras-chave. Além de basear seus conteúdos nas personas, é importante buscar referências nas palavras-chave mais buscadas e menos concorridas. São esses termos que os usuários normalmente colocam na caixa de pesquisa. Logo, se os seus conteúdos forem indexados com essas palavras, maiores são as chances de ele ser acessado por quem tem interesse no assunto.

9. E-mail

O e-mail é uma das principais ferramentas de contato direto com o público no inbound marketing. Você pode usá-lo para enviar e-mails marketing ou newsletters. De todo modo, é importante criar uma boa lista de contatos. Por isso, se usa as landing pages, para fazer a conversão por meio do fornecimento espontâneo do e-mail.

Os conteúdos enviados devem ser condizentes com os interesses dos leads. Por ex.: se uma pessoa se cadastrou na sua lista a partir do download de um e-book que fala sobre “dicas de reforma para a casa”, ela não vai estar interessada em receber e-mails que falem sobre construção predial. Coerência e segmentação são fundamentais.

Os e-mails também são interessantes para manter um relacionamento pós-venda com os seus atuais clientes, especialmente trabalhando a satisfação deles e com o envio de ofertas de upsell e cross-sell.

10. Nutrição de leads

Ainda no campo dos e-mails, é importante avançar os seus leads pelo funil de vendas. A estratégia que trata desse processo é a nutrição de leads. Ela consiste em enviar e-mails automatizados, personalizados e com conteúdos que estreitem a relação entre o potencial cliente e a empresa.

A nutrição envolve o disparo de conteúdos por e-mail, como infográficos, e-books, webinars, ferramentas e qualquer outro material que engaje e aumente o interesse do lead sobre a sua oferta. Quando esse lead estiver qualificado para vendas (SQL), ele é migrado da equipe de marketing para o time vendas, que passa a ser responsável pela possível negociação.

11. Redes sociais

Por fim, destacaremos as mídias sociais. Espaços como o Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn são alternativas ao seu blog e e-mail para distribuir conteúdo relevante. Mais do que isso, são plataformas essenciais para trocar ideias, melhorar o relacionamento com o seu público e fidelizar clientes.

A propósito, as redes sociais mostram que o inbound marketing também pode ser feito por meio de conversas. Você não precisa somente compartilhar artigos, vídeos e fotos para atrair leads e clientes. É interessante estabelecer uma imagem mais humanizada, respondendo comentários e mensagens, curtindo fotos de seguidores, abrindo enquetes, incentivando debates, etc. Com uma comunicação bilateral, é possível aproximar-se do público e iniciar ali boas relações lucrativas sem ser intrusivo.

Todas essas estratégias, quando enquadradas na metodologia inbound, são capazes de levar o conteúdo certo às pessoas que interessam e no momento mais oportuno. Cada técnica contribui de alguma forma para atrair mais visitantes ao site/blog, gerar mais leads, nutrir esses leads, convertê-los em compradores e encantar os clientes. Quanto maior for a abrangência das suas ações de inbound marketing, maiores as chances de agradar a todos os públicos e, assim, criar melhores percepções sobre a sua marca e mais oportunidades de negócio.

Então, qual ou quais dessas estratégias de inbound marketing você acha mais interessante? Compartilhe esse artigo em suas redes sociais e veja o que seus amigos pensam sobre essas técnicas.