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Qual a diferença entre inbound marketing e marketing de conteúdo?

Qual a diferença entre inbound marketing e marketing de conteúdo?

Qual a diferença entre inbound marketing e marketing de conteúdo?

O marketing on-line está realmente transformando a maneira com que as empresas se relacionam com seus consumidores. Nos últimos anos entramos em contato com novos termos e estratégias, como inbound marketing e marketing de conteúdo. Apesar de fazermos ambos há bastante tempo mesmo que inconscientemente, a dúvida sobre quem veio primeiro, qual é mais importante, fazer este ou aquele, ainda persiste.

Para acabar de uma vez com todas as dúvidas que rondam as diferenças entre marketing de conteúdo e inbound marketing, resolvemos preparar este post. Pode ser que você encontre outros pontos de vista a esse respeito, mas expomos aqui o que temos visto e aplicado no mercado.

O surgimento das tendências

Entramos em contato com o marketing de conteúdo muito antes do inbound marketing, pois toda estratégia de comunicação está baseada em conteúdo. Um comercial de TV é um conteúdo, um anúncio de jornal tem conteúdo, um outdoor também. Mas até alguns anos atrás, grande parte desse conteúdo servia para interromper o potencial cliente e empurrar produtos e serviços, ou seja, o marketing não era focado no consumidor.

Quando o foco das ações de marketing passou a ser atrair a atenção do cliente em vez de chamar atenção só para o produto e forçar a comunicação, surgiu o inbound marketing. A tarefa deste mecanismo é fazer com que você seja encontrado. Logo, ele é representado pelas ferramentas que a empresa usa para ser encontrada on-line, dentre elas podemos destacar as redes sociais, técnicas de SEO, SEM, etc. Contextualizando, o papel do inbound é gerar leads.

Inbound marketing não é marketing de conteúdo

Muitas empresas e profissionais acreditam que inbound marketing e marketing de conteúdo são a mesma coisa, mas não são. O primeiro é uma metodologia de trabalho que engloba várias estratégias de marketing, entre elas o marketing de conteúdo. O que ocorre é que estamos acostumados a ver o inbound aplicado à internet, onde o conteúdo se torna a peça-chave para atrair a atenção dos internautas.

Você pode, por exemplo, utilizar o gamification como estratégia de inbound marketing, eventos on e off-line ou até um flash mob. São estratégias diferenciadas que atraem a atenção do público para sua marca e geram interação, relacionamento e conversões.

As vantagens

O inbound e o marketing de conteúdo têm diversas vantagens. Entre elas estão a segmentação do público, ou seja, você conversará com alguém que já está interessado no seu produto ou serviço, o que consequentemente gera maior poder de venda. Isso também gera autoridade para a sua marca, já que o conteúdo oferecido serve para resolver um problema do cliente. Outra coisa é que o investimento nestas estratégias é bem menor. Logo, os custos que você tem são facilmente reavidos.

A relação entre marketing de conteúdo e inbound marketing

Se inbound marketing não é marketing de conteúdo, marketing de conteúdo não é inbound marketing. Então o que é marketing de conteúdo? Uma estratégia que tem como objetivo criar e compartilhar conteúdo relevante e útil para determinada audiência, visando atrair, envolver e engajar consumidores.

Por conteúdo, podemos entender textos, vídeos, imagens, sons, infográficos e uma infinidade de outras formas de expressar o conhecimento da sua empresa e transmiti-lo para seus potenciais clientes, criando conexões e relacionamentos.

Como você pode perceber, é perfeitamente possível fazer marketing de conteúdo sem fazer inbound marketing. Mas fazer inbound marketing sem marketing de conteúdo fica um tanto quanto difícil, pois atualmente as pessoas estão em busca de informação e conhecimento de qualidade.

As diferenças entre marketing de conteúdo e inbound marketing estão aí, mas o mais importante é você entender como a combinação das duas estratégias garante maior efetividade para os resultados de marketing da sua empresa. Ficou com dúvidas ou discorda de algum ponto? Deixe seu comentário e vamos construir esse conhecimento juntos!