Aguarde...

Entenda as diferenças entre o Marketing Online e o Marketing Offline

Entenda as diferenças entre o Marketing Online e o Marketing Offline

Entenda as diferenças entre o Marketing Online e o Marketing Offline

O marketing offline fez parte do dia a dia de várias empresas por muito tempo, no entanto, atualmente esse modelo se transformou com a chegada da internet. Muito se ouve falar sobre uma “disputa” que ocorre no mundo dos negócios: de um lado a tradicional forma de promover produtos e serviços, e de outro, o universo digital repleto de oportunidades novas para as marcas.

Então qual escolher? Qual será o melhor modelo de marketing no qual investir? Para te ajudar, selecionamos a seguir as principais vantagens e desvantagens do marketing offline e do marketing online para o seu negócio. Confira!

Vantagens do marketing offline

O contato presencial faz toda a diferença

Apesar de oferecer vários benefícios, o ambiente digital coloca em risco um dos principais elementos de sucesso em um relacionamento; o contato presencial. Principalmente quando o assunto é construir um vínculo com o cliente potencial, o estar cara a cara é fundamental. Essa é uma das vantagens que o marketing offline oferece. O networking que um evento presencial proporciona, por exemplo, é poderoso na geração de negócios.

O atendimento pessoal cria experiências inesquecíveis para os clientes

Outra vantagem que o marketing offline oferece é a oportunidade de atender pessoalmente o seu cliente. Quanto mais próximo do seu público a sua marca estiver, mais chances ela terá de compreender os seus problemas e aprimorar cada vez mais os seus produtos e serviços.

O “boca a boca” ainda tem muita força

Proporcionar experiências positivas ao seu cliente por meio do contato pessoal pode render excelentes frutos! As famosas indicações ainda têm muito valor nos dias de hoje, e nada substitui uma boa impressão gerada pessoalmente. Portanto, a melhor forma de surpreender o cliente e gerar recomendações positivas ainda é por meio do convívio físico.

Desvantagens do marketing offline

A mensuração ainda é confusa

Um ponto negativo do universo offline é a mensuração das campanhas. Se a sua empresa anunciar em um outdoor, por exemplo, você não saberá quantas pessoas viram o seu anúncio ou quais foram impactadas e compraram o seu produto após ver a publicidade. A dificuldade de avaliar os resultados gera uma insegurança nos empresários, que precisam cada vez mais comprovar o retorno sobre o investimento.

As abordagens são criadas para a massa

Outro aspecto prejudicial do marketing offline é a segmentação. Os veículos como rádio, TV, revista, entre outros, oferecem filtros muito superficiais no momento de segmentar o público que será alcançado. Com isso, as empresas têm grandes chances de desperdiçar tempo e dinheiro. Afinal, sabemos que uma comunicação assertiva precisa ser direcionada para o público certo.

O marketing de interrupção ainda está muito presente

O marketing offline ainda conta com muitas estratégias invasivas, que acabam afastando os potenciais clientes. Anúncios que interrompem diariamente os consumidores não atraem o interesse de ninguém, e pior, fazem com que as pessoas associem sempre algo negativo à marca.

Vantagens do marketing online

Custo mais acessível

Anunciar no ambiente digital é sem dúvida bem mais acessível do que nos veículos tradicionais. Na internet existem diversas opções para alcançar o seu público de maneira eficiente investindo pouco. No Facebook Ads por exemplo, o investimento mínimo é de R$ 1,00 por dia.

Segmentação criteriosa

Outro benefício que o marketing online oferece é a oportunidade de filtrar criteriosamente o perfil do público que você quer atingir em uma campanha. Dados como profissão, estado civil, preferências de programas de TV, endereço, entre outras opções, tornam a publicidade online mais lucrativa para as marcas. Desse modo, é possível direcionar o seu anúncio para quem de fato tem potencial para consumir os seus produtos e serviços. Além de economizar tempo, você eleva o seu retorno sobre o investimento.

É importante ressaltar que possibilidades de segmentação também permitem uma comunicação mais personalizada, ao contrário do que acontece nas abordagens em massa.

Mensuração dos resultados com facilidade

Na internet, cada ação é mensurada facilmente, e, além disso, qualquer equívoco pode ser corrigido prontamente para otimizar a sua campanha, bem diferente do que acontece no marketing tradicional. Se o seu anúncio no Google Adwords não está trazendo resultados satisfatórios, é possível mudar algumas palavras-chave para garantir que a sua campanha seja um sucesso!

Desvantagens do marketing online

A internet “afasta” as pessoas

Já falamos anteriormente que o contato pessoal é uma arma poderosa para construir um relacionamento leal com o seu cliente. Na internet as pessoas se prendem ao seu status nas redes sociais, manifestam sua opinião, conversam entre si, mas tudo a distância. Certamente isso pode comprometer o convívio com o seu público.

O marketing online facilita uma falsa imagem

Mais do que no mundo “off”, no universo digital a batalha de egos entre as marcas é ainda maior. Qualquer comentário negativo a respeito de uma empresa se espalha rapidamente e cria uma má reputação de forma potencializada na rede. Por isso, muitas empresas investem na sua imagem na internet e se comportam de maneira exemplar. Entretanto, quando o cliente procura sua loja, recebe um péssimo atendimento. Esse é um dos exemplos de como o ambiente digital pode influenciar várias marcas de maneira negativa.

Mas afinal, qual caminho escolher, marketing offline ou online?

Diante de todos esses aspectos, a atuação 360º é a mais indicada para as empresas que pretendem atrair e fidelizar clientes. O fato é que as abordagens tradicionais complementam o marketing online e as ações com certeza são mais efetivas quando executadas de maneira integrada.

Por isso, utilize os novos recursos que a tecnologia oferece para estar na internet, afinal, o seu público está lá, então o mundo digital também merece a sua atenção. Contudo, não se esqueça do básico, como a qualidade dos seus produtos e serviços e um atendimento exemplar para criar uma experiência única para o seu cliente.

Dessa forma, o consumidor perceberá a consistência do seu posicionamento dentro do ambiente virtual e fora dele. Apostar em marketing offline integrado ao marketing online certamente resultará em um aumento nas vendas e na fidelização de clientes.

Gostou do nosso conteúdo? Então compartilhe com os seus amigos esse artigo nas suas redes sociais.