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Marketing Digital ou Tradicional: qual é melhor para a minha empresa?

Marketing Digital ou Tradicional: qual é melhor para a minha empresa?

Marketing Digital ou Tradicional: qual é melhor para a minha empresa?

Qualquer que seja a decisão de investir em marketing, uma coisa precisa ser levada em conta: hoje, não existe mais essa de consumidor online ou offline. O consumidor é hiperconectado e utiliza múltiplos dispositivos onde quer que ele esteja.

Este cliente busca informações e impressões sobre os produtos e serviços que deseja adquirir em sites e nas redes sociais, entre familiares, amigos e influenciadores na internet. Mas, atenção: este mesmo consumidor continua a ouvir rádio, ver TV, ir ao cinema, ler revistas, entre outros hábitos de informação e entretenimento offline.

As empresas precisam entender que a tecnologia e, mais particularmente a mobilidade, transformaram nossas vidas. Por isso, antes de escolher as ferramentas para atrair ou se relacionar com seus clientes, é fundamental conhecer mais profundamente os benefícios do marketing digital e do marketing tradicional e o potencial que ambos oferecem para alavancar ou sustentar o seu negócio.

Marketing Tradicional

O marketing tradicional — ou offline — envolve meios de comunicação amplamente conhecidos e utilizados pelo consumidor. São eles: TV, rádio, jornal e revista.

Essas mídias possuem grande alcance e cobertura geográfica, o que significa dizer que atingem, com um único comercial, uma grande massa de consumidores, embora seja composta pelos mais variados perfis.

A abordagem predominante no offline é unilateral, isto é, o anunciante fala e o consumidor escuta. Quantas vezes nos deparamos com propagandas dizendo “compre meu produto porque ele é melhor”?

Mas não são só as mídias citadas acima. O marketing tradicional também utiliza outras ferramentas, como: outdoors, panfletos e toda a sorte de intervenções em eventos, stands etc.

Marketing Digital

Já o marketing digital — ou online — é aquele que tem a internet e os dispositivos móveis como plataformas. As estratégias digitais combinam e-mail, banners, blogs, anúncios no Google, no YouTube e em sites de interesse dos internautas. Também faz uso de  aplicativos e de games.

Capilaridade, linguagem bilateral — afinal, o consumidor cria conteúdos — e engajamento fazem com que o marketing digital tenha uma impressionante capacidade de propagação qualificada. Isto é, ela pode ser feita pelo próprio consumidor por meio de suas redes de contatos.

Com isso, esta modalidade amplia vendas e promove marcas instantaneamente. Todavia, o inverso também é verdadeiro. Se a empresa pisar na bola de alguma forma, corre o sério risco de os usuários compartilharem opiniões negativas em blogs, sites e mídias sociais.

Marketing Digital ou Tradicional?

Depois de compreender quais são as diferenças, cabe entender quais são as vantagens do marketing digital em comparação ao tradicional.

Interatividade

O marketing digital atinge o consumidor de forma direta e personalizada, criando um relacionamento ao oferecer entretenimento ou compartilhar conteúdos que ele deseja receber.

Já o marketing tradicional faz uso de técnicas que já possuem grande penetração nos mercados. Ainda que não seja segmentado, ele consegue atingir pessoas que ainda não estão constantemente na internet.

Flexibilidade

O marketing digital é muito mais flexível, ao apresentar conteúdos customizáveis a baixos custos. Além disso, as campanhas que não funcionarem de imediato podem ser adaptadas ou refeitas rapidamente.

Mensurabilidade

Em campanhas online, os resultados podem ser completamente mensurados em tempo real. Campanhas virtuais são monitoradas por meio de métricas como número de cliques, comentários, conversões, permitindo uma visão precisa do retorno sobre investimento.

Para negócios que já nasceram no ambiente digital, o uso de ferramentas online é o que anima e dá fôlego às vendas. Mas, mesmo essas empresas precisam de alguma intervenção offline às vezes.

Como assim? O negócio não é digital? Sim, o modelo de negócio opera neste ambiente, mas os consumidores são de carne e osso e vivem no mundo real.

Já pequenos negócios que operam fora do ambiente virtual, como uma padaria ou uma drogaria, devem priorizar ferramentas tradicionais, como banners, embalagens caprichadas e cartões de fidelidade. Mas não se esquecendo que sua presença online precisa ser um objetivo.

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