Aguarde...

Descubra o tamanho ideal dos seus textos para a estratégia de marketing de conteúdo

Descubra o tamanho ideal dos seus textos para a estratégia de marketing de conteúdo

Descubra o tamanho ideal dos seus textos para a estratégia de marketing de conteúdo

Um dos maiores desafios às marcas que buscam a construção de uma imagem impecável e boa reputação é chamar a atenção dos consumidores. A evolução da internet tornou esse cenário ainda mais competitivo. Uma saída que tem gerado bons resultados para muitas empresas é a adesão ao marketing de conteúdo.

Trata-se de uma estratégia que consiste em gerar informações relevantes às pessoas. Para tal, o blog post tem sido a ferramenta mais utilizada, e isso por conta do formato simples, objetivo e adorado pelos novos consumidores, amantes de conteúdo de qualidade.

Mas você sabe qual o volume ideal de palavras para tornar seus textos relevantes? Separamos algumas dicas que deixarão você por dentro do assunto. Confira!

No marketing de conteúdo, tamanho é documento

Há um conhecimento difundido entre os profissionais de marketing digital quanto ao tamanho ideal de um texto para conseguir um bom posicionamento no Google. Falam em 300 palavras, mas a verdade é que a ideia quanto ao volume do artigo não deve ficar estagnada apenas a este número, pois há outros fatores em questão.

Tenha em mente que você precisa produzir algo importante e que seja instigante o suficiente para que o leitor compartilhe o conteúdo e, de lead, passe a ser cliente. Trata-se de um texto com poder de conversão, sendo assim, dependendo do seu produto, você precisará de mais do que 300 palavras.

Texto para o leitor, mas também para buscadores

Ter mais do que 300 palavras será importante na sua estrategia de marketing de conteúdo porque, além de entregar um material de valor ao seu leitor, também repassará relevância do texto frente aos mecanismos de buscas.

Um texto mais completo requer uma estrutura contendo intertítulos com tags de cabeçalho (H1, H2, H3 …), trechos em negrito, links, parágrafos bem estruturados e imagens. Tudo isso é positivo no momento em que buscadores como o Google e Bing indexam uma página, sendo assim, não economize nas palavras no momento de produzir algo relevante.

Um outro fator que será avaliado pelo Google e Bing, na indexação e no rankeamento do seu texto é a densidade da palavra-chave. Isso significa que termo principal, ou seja, a palavra ou frase que define o assunto do artigo, deve estar espalhada de maneira consistente por todo o texto.

Qual é o tamanho ideal?

Até então já chegamos em um consenso que o melhor caminho é elaborar um texto com mais de 300 palavras, mas então qual o tamanho ideal? Bem, não existe um número exato, mas veja algumas dicas que poderão nortear seu trabalho em marketing de conteúdo:

  • Um artigo entre 400 e 700 palavras serve para atualizações rápidas. São textos bons para nutrição de leads, ou seja, é a oportunidade de manter contato com seus leitores e passar uma mensagem que seja interessante;
  • Entre 1000 e 2000 palavras já é um texto mais denso, em que é interessante que o conteúdo referencie pesquisas, estudos de cases e recursos multimídias (ilustrações, infográficos ou vídeos);
  • Com mais de 2000 palavras já é possível publicar em formato de e-book, que é uma maneira excelente para captação de leads, ou fazer postagens seriadas, sendo 4 artigos de 500 palavras, por exemplo.

Neste post, com pouco mais de 500 palavras, a gente falou sobre um fator importante na estratégia de marketing de conteúdo, o tamanho do texto, e agora vem a pergunta: ficou claro? Se ainda tem dúvidas, deixa seu comentário!