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Como usar o marketing de conteúdo para alavancar seu blog corporativo?

Como usar o marketing de conteúdo para alavancar seu blog corporativo?

Como usar o marketing de conteúdo para alavancar seu blog corporativo?

O marketing de conteúdo é uma das mais eficientes estratégias do marketing digital, e mais de 90% dos cliques na Internet advém dessa prática. O usuário moderno é um consumidor nato de informações: logo, para direcionar o interesse do seu público-alvo para os seus produtos ou serviços, é preciso criar conteúdo valioso, útil, agradável e engajador, que cative a sua audiência.

Neste artigo, você aprenderá 4 passos simples para usar o marketing de conteúdo para alavancar o seu blog corporativo. Confira!

O que é marketing de conteúdo?

Como o próprio nome já diz, marketing de conteúdo é uma estratégia de marketing baseada na criação e divulgação de conteúdo relevante para determinado nicho. Essa estratégia tem como foco, ao mesmo tempo, fisgar o consumidor e educá-lo em relação a um assunto.

Ao contrário dos anúncios invasivos e spam, estratégias ultrapassadas no meio digital, no marketing de conteúdo o diálogo com a marca parte do próprio usuário. Seus canais e formatos também são variáveis, podendo se valer de artigos, posts em redes sociais, infográficos, vídeos, imagens, podcasts, entre outros.

Atualmente, a maior parte do conteúdo para empresas é produzido para blogs corporativos. Veja a seguir as melhores práticas para alavancar o seu blog!

Como atrair clientes para o meu blog?

O principal objetivo dos blogs é atrair internautas para as suas páginas de destino, ou seja, um local específico dentro do seu site. Quando você oferece um conteúdo, fica muito mais fácil convertê-lo em cliente ou estimulá-lo a realizar uma ação – como assinar uma newsletter, seguir nas redes sociais ou até mesmo efetuar uma compra. Por isso, algumas dicas são fundamentais para trazer visitantes ao seu blog. Vamos a elas:

Conheça a sua persona

Em uma definição simples, uma persona é o seu cliente ideal. Para construí-la, é preciso pesquisar o perfil dos seus clientes reais nos mínimos detalhes, definindo nome, idade, cargo e descrevendo seus hábitos, costumes e objetivos. É fundamental pensar ainda quais problemas a sua persona enfrenta e como o seu negócio pode ajudá-la a solucioná-los.

Ao definir a persona, é possível adequar o seu conteúdo a usuários específicos, predispostos a consumir o que você divulga. Dessa forma, você pode focar no perfil do consumidor que realmente importa, evitando investir tempo e dinheiro em estratégias mal direcionadas.

Foque na qualidade

A qualidade do seu artigo é muito importante: afinal, essa será a principal ferramenta para mostrar ao consumidor a sua autoridade no assunto, torná-lo um seguidor e mantê-lo no seu site, aumentando as chances de realizar uma compra. A qualidade também desempenhará um papel importante em termos de marketing, já que quanto melhor for o seu artigo, mais compartilhamentos, citações em outros blogs e bom posicionamento nos mecanismos de buscas ele terá.

Escolha as palavras-chave corretas

A escolha das palavras-chave corretas é outro elemento para posicionamento nos mecanismos de buscas (como o Google, o Bing e o Yahoo, por exemplo). Selecionar aquelas que gerarão mais tráfego faz parte de uma estratégia conhecida como SEO, um conjunto de práticas responsável por tornar os seus textos legíveis para os motores de pesquisas.

Utilize o funil de vendas

O marketing de conteúdo é muito utilizado para alimentar o inbound marketing, sendo uma das mais poderosas ferramentas do funil de vendas. No inbound, a jornada de compra do consumidor corresponde ao chamado funil de vendas, que pode ser dividido em 3 etapas: topo, meio e fundo.

Nessa estratégia, são produzidos conteúdos específicos para cada etapa da jornada do usuário: no topo, ele é atraído através dos textos; no meio, com a confiança alcançada pelo conteúdo, ele é convertido em lead ao assinar a newsletter; por último, no fundo, o lead está pronto para realizar a compra, permitindo à empresa fazer sua oferta. Internautas que passam pelas etapas do funil de vendas estão muito mais suscetíveis a fechar um negócio!

Curtiu nossas dicas? Conhece alguém que ainda não conhece as vantagens do marketing de conteúdo? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais e ajude seus colegas a melhorarem suas estratégias de marketing digital!