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4 estratégias offline que você precisa atualizar agora para seu marketing digital!

4 estratégias offline que você precisa atualizar agora para seu marketing digital!

4 estratégias offline que você precisa atualizar agora para seu marketing digital!

Você já deve ter percebido que a internet é se mostra uma das principais plataformas de negócio atualmente, e que as estratégias de marketing digital têm conquistado cada vez mais espaço nas empresas. Além disso, pode ter notado também que muitas dessas estratégias são bem diferentes daquelas do marketing offline, que estamos já bem acostumados. Será então que algumas dessas ações de marketing “da vida real”, offline, podem ser aplicadas no meio digital?

Com algumas adaptações de processo e conceito, sim. A internet é uma mídia que tem como característica a extrema maleabilidade e adaptabilidade, além das enormes possibilidades de mensuração dos resultados (que não ocorre com facilidade no marketing e propaganda tradicionais) e grande participação do público – afinal, quem hoje não está na internet?

Separamos quatro estratégias offline que você pode (e deve) atualizar agora para uma campanha de marketing digital. Acompanhe:

Correio e mala direta

Muitas empresas ainda fazem uso da divulgação de produtos, eventos e similares por meio de correspondência de mala direta – sim, o famigerado correio! Porém, existem muitas dificuldades nessa estratégia, como conseguir uma boa base de dados, os custos de envio pelos Correios e, o pior deles, a falta de dados sobre leitura e feedback. Você pode, no entanto, substituir esse tipo de estratégia pelo uso de ferramentas de e-mail marketing, onde o custo é muito menor e a facilidade de se obter e-mails de prospects é muito maior! Claro, sem falar nas infinitas possibilidades de mensuração de resultados, como abertura de mensagens, quem abriu, quem clicou nos links, e etc.

Anúncios de rádio

Curtos, objetivos e diretos – os anúncios de rádio já tiveram seus dias de glória, mas hoje já podem ser substituídos por 140 caracteres que valem por mil. Ao usar o Twitter, plataforma de microblog cujas mensagens têm, no máximo, 140 caracteres, você atinge um grande número de pessoas altamente qualificadas (que “seguem” o seu perfil, ou seja, estão interessadas no que você tem a dizer). Além disso, existe o fator do engajamento, no qual os usuários podem interagir com você e sua marca respondendo às suas mensagens e replicando seus tweets!

Jornais Informativos

Nove entre dez empresas pelo menos já pensaram em produzir um jornal, com notícias institucionais, sobre seus produtos, e de quebra informações úteis para as pessoas. Trata-se de um ótimo exemplo de marketing de conteúdo offline, mas que pode ser potencializado ao ser transplantado para a internet. Que tal transformar esse jornal em uma newsletter enviada por e-mail? Você pode incluir nela as chamadas para as matérias, com links que levam diretamente para os textos completos dentro do site da sua empresa, gerando visitas e leads qualificados!

Banners

“Compre agora!”, “Mega Promoção!”, “Aproveite!” – quantos seriam os exemplos de banners físicos, utilizados em propaganda e marketing offline? Apesar de ainda terem a sua importância, são cada vez mais rejeitados pelo público em geral, principalmente por serem invasivos, pouco intimistas e nada pessoais. Em marketing digital, por outro lado, temos os chamados “call-to-action”, ou CTA, que são posicionados nos sites, e-commerces e landing pages e têm a mesma função dos banners, que é chamar a atenção do consumidor para algo. A diferença é que a versão digital pode ser facilmente alterada de acordo com os resultados, em termos de tamanho, cores, posicionamento e componente textual.

Sua vez de participar da discussão! Como têm sido a transição de suas campanhas de marketing offline para o marketing digital? Compartilhe conosco suas experiências, use os comentários!