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Devo investir em Marketing Digital mesmo com a crise?

Devo investir em Marketing Digital mesmo com a crise?

Devo investir em Marketing Digital mesmo com a crise?

Em tempos de crise econômica, a mesma regra impera entre empresas de todos os ramos: é preciso lucrar e diminuir gastos ao mesmo tempo. E quando chega a hora de decidir onde serão feitos cortes, o primeiro setor que vem à mente de gestores e CEOs é o marketing digital, geralmente constituído de anúncios, gerenciamento de redes sociais e marketing de conteúdo. Porém, tomar esse caminho pode ser um tiro no pé! Não há como lucrar se seu produto ou serviço não está visível e acessível na vitrine que mais atrai consumidores nos dias de hoje: a internet.

Uma forma de blindar o setor de marketing digital para que ele não sofra diretamente cortes em períodos de crise é organizá-lo de maneira que ele seja entendido como um investimento importante para o progresso da empresa e não como uma despesa. Com intuito de reforçar e comprovar essa ideia, listamos os principais motivos que tornam o Marketing Digital importante para qualquer empresa, principalmente em períodos de incertezas econômicas. Confira!

Capacidade de mensuração

Os investimentos na área de marketing digital possuem uma vantagem que se torna ainda mais especial durante períodos de crise: a mensuração. Em ações promocionais na internet, é possível medir todos os resultados e, dessa maneira, o gestor consegue identificar os investimentos que estão tendo retorno e aqueles que devem ser redirecionados para mais sucesso.

Economia em relação ao marketing tradicional

Todo profissional de marketing sabe que anúncios em canais de TV, rádio ou impressões gráficas distribuídas de forma massiva tendem a trazer bons resultados. Contudo, esses meios são tão caros que empresas de pequeno ou médio porte nem sequer cogitam investir nessas áreas e mesmo as de grande porte tendem a pensar duas vezes durante uma crise financeira. O Marketing Digital, por sua vez, é bem mais barato e, se realizado de forma eficiente, pode conseguir proporcionalmente os mesmos efeitos do Marketing Tradicional.

Coloca a marca em destaque

Outra maneira acessível de manter ou colocar sua marca em evidência é investindo em marketing de conteúdo. Por meio de posts e artigos para blogs, sua empresa terá o nome vinculado a conteúdo de valor e, assim, será bem vista pelo público. Além disso, é possível anunciar os produtos em meio aos textos e conseguir melhor posicionamento nos resultados exibidos por buscadores, como Google e Bing.

Redução no CAC

Com o Marketing Digital é possível conhecer com facilidade quanto custou e quanto tempo levou para que um cliente chegasse até seu produto. É o chamado Custo de Aquisição de Clientes (CAC), representado pela fórmula: CAC = Custos de prospecção / número de clientes.

Aumento do ROI

Até agora falamos apenas em diminuição de custos, mas há um aspecto cujo crescimento é benéfico e pode ser obtido quando se investe em Marketing Digital: o ROI. O conhecido Retorno de Investimento tende a crescer à medida que as conversões aumentam por meio de ações com custos reduzidos.

E você, consegue citar mais um motivo para enxergar o Marketing Digital como um investimento e não como uma despesa? Então conte para a gente: deixe um comentário abaixo!